Como fazer canjica: cremosa, doce e com aquele sabor que abraça

Como fazer canjica

Aquela receita que a gente guarda na memória e repassa para todo mundo

Quem nunca se lembrou da canjica com leite de coco que a mãe fazia, que ficava ali no fogo, mexendo com paciência, até chegar naquele ponto cremoso? Eu tenho certeza que essa receita vai te conquistar logo no primeiro preparo.

Ingredientes para a canjica

  • 500 g de milho para canjica (não vale usar milho verde, ok? Esse é especial)
  • 1 litro de leite (preferencialmente integral, porque dá mais cremosidade)
  • 1 lata de leite condensado (não pode faltar)
  • 200 ml de leite de coco (deixa a canjica mais perfumada)
  • 1/2 xícara de açúcar (se você ama bem doce, pode caprichar mais, mas a lata de leite condensado já ajuda bastante)
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina (para dar aquele toque a mais)
  • Canela em pau a gosto (não pode faltar, né? Aquele cheiro de canela fica no ar!)
  • Amendoim torrado e triturado (opcional, mas quem não ama esse toque crocante?)

Modo de preparo – fácil e delicioso

  1. Deixe o milho de molho
    Primeira coisa: coloque o milho para canjica de molho por pelo menos 12 horas, ou, se puder, durante a noite inteira. Isso ajuda a amolecer os grãos e o tempo de cozimento diminui bastante. Não esquece de escorrer bem antes de levar ao fogo!
  2. Cozinhe o milho
    Coloque o milho já escorrido em uma panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe para médio e deixe cozinhar por uns 40 minutos, ou até que o milho esteja bem macio.
  3. Escorra o milho e reserve
    Depois de cozido, escorra o milho (não joga a água fora, pode usar para algum outro prato ou até para a planta, hein?) e reserve.
  4. Hora de deixar a mistura cremosa
    Agora, leve o milho cozido para uma panela grande. Adicione o leite, o leite condensado, o leite de coco, o açúcar e a manteiga. Mexa bem até dissolver tudo e leve ao fogo médio.
  5. Cozinhe até engrossar
    Deixe cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos, mexendo de vez em quando, até que a mistura engrosse e fique bem cremosa. Se você achar que ficou muito grosso, pode adicionar um pouco mais de leite.
  6. Canela e toque final
    Coloque a canela em pau e continue mexendo. O cheiro vai começar a tomar conta da cozinha, e vai ser difícil não provar logo! Quando atingir a consistência desejada (mais cremosa ou mais líquida, dependendo do seu gosto), retire do fogo.
  7. Sirva e finalize com amendoim
    Sirva em tigelas ou potes, e se quiser, finalize com amendoim torrado e triturado por cima. Fica com um toque crocante e um contraste delicioso com a cremosidade da canjica.

Dicas extras e variações para a canjica perfeita

  • Quer mais cremosidade? Se você ama canjica bem cremosa, pode adicionar um pouquinho de creme de leite no final. Fica ainda mais irresistível!
  • Gosta de mais sabor? Pode caprichar na canela em pó por cima ou até um toque de cravo. Se gostar, adicione uma pitada de noz-moscada também — vai ficar divino!
  • Com amendoim? Se não curte amendoim triturado, dá pra jogar ele inteiro na canjica depois de pronta, ou até torrar o amendoim na manteiga para dar um saborzinho diferente.
  • Canjica de milho verde: Para uma variação, substitua o milho de canjica por milho verde, mas aí o processo de cozimento muda um pouco (não precisa de tanta pressão, e o leite condensado pode ser menos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *